Cartografia Cultural Participativa
04 Dez 2025
14:30
Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva
Requer inscrição
14:30 e 16:30
A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva recebe, no próximo dia 4 de dezembro, duas sessões do projeto "Mapeamento do Setor Cultural Metropolitano - Cartografia Cultural Participativa", uma iniciativa coordenada pelo PolObs – Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho, em parceria com a Área Metropolitana do Porto (AMP).
Este projeto integra-se numa estratégia internacional que utiliza o mapeamento cultural como ferramenta essencial para conhecer, planear e valorizar o ecossistema cultural de cada território. Através de metodologias participativas, pretende-se identificar recursos, agentes, dinâmicas, necessidades e oportunidades no âmbito cultural.
As sessões em Espinho decorrerão em dois momentos distintos:
14:30 - Mapeamento Institucional (Setor Público)
» Destinada a técnicos municipais, juntas de freguesia, representantes de equipamentos, espaços e eventos culturais tutelados por entidades públicas.
18:30 - Mapeamento Emocional (Setor Não Público)
» Dirigida a artistas, associações, coletividades, fundações, profissionais da cultura e cidadãos interessados em contribuir para este processo de construção coletiva.
Participação gratuita (sujeita a inscrição: https://bit.ly/Cartografia_Participativa_Mapeamento_Cultural_AMP )
Com esta iniciativa, Espinho integra um trabalho metropolitano que procura fortalecer a identidade cultural da região, aproximar agentes, promover conhecimento partilhado e consolidar estratégias futuras para o desenvolvimento cultural.
Eventos
Outros Eventos
13 Dez 2025
Apresentação do livro “Brisa de estados e reflexos”
Da autoria de Ana Maria Pereira
28 Nov 2025 - 04 Jan 2026
A Magia do Natal
Programa detalhado de Natal 2025
19 Dez - 20 Dez 2025
Orquestra Clássica de Espinho
19 e 20 dezembro // Clássica // "Danças orquestrais"