Desafio ABAE: O Mar Começa Aqui

Desafio ABAE: O Mar Começa Aqui

AEA - Bandeira Azul Em Atualização
17 Jun - 30 Set 2022 09:15 Espinho
A Associação Bandeira Azul Europa (ABAE) lançou um desafio: "O MAR começa AQUI!" que consiste numa intervenção artística nas Sarjetas e Sumidouros locais para alertar para a problemática do lixo marinho!
 
As sarjetas de passeio e sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.

Os alunos da escola secundária Dr. Manuel Laranjeira (Eco-Escola) perceberam a necessidade de apelar à preservação dos ecossistemas e da biodiversidade nos oceanos e, em articulação com o Município através das Atividades de Educação Ambiental do programa Bandeira Azul, decidiram responder ao desafio lançado.

Assim, na disciplina de Oficina de Artes 12.º ano lecionada pela professora Paula Melo criaram imagens que pretendem passar a mensagem de que "Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.

As imagens são reproduzidas tanto nos espaços da escola, assim como no espaço público. Foram implementadas estratégias de cooperação escola-autarquia que apoiaram esta iniciativa contribuindo para uma consciencialização dos munícipes das consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.


A intervenção artística teve início no passado dia 20 de maio,  DIA EUROPEU do MAR, nos sumidouros e sarjetas do interior e exterior da escola e irá ter continuidade durante os próximos meses:
  • 2.ª fase de intervenção: Época Balnear (público geral)
  • 3.ª fase de intervenção: meados de setembro/ outubro (alunos finalistas de 12.º ano da oficina de artes)

Se quiseres participar neste desafio, por favor contacta:

Equipa AEAs Bandeira Azul em Espinho: +351 927 960 248 
ou diretamente no "Centro Azul e...Verde!", a partir de 6 de julho-praia Frente Azul

Mais informações: