FEST

FEST

FEST
24 Jun - 01 Jul 2024 00:00 Centro Multimeios de Espinho - 24 junho a 1 julho
O FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema terá lugar de 24 de Junho a 1 de Julho de 2024 na cinematográfica cidade costeira de Espinho. Ao longo de duas décadas, o FEST tem sido um farol para o cinema do futuro, apresentando ao público português cineastas inovadores e o melhor do cinema mundial.

O FEST é uma plataforma de lançamento para novos talentos e um ponto de encontro para a indústria cinematográfica internacional que, ao longo dos anos, já recebeu nomes como Asghar Farhadi, Béla Tarr, Gaspar Noé, Carlos Reygadas, Fernando Trueba, Melissa Leo, Roman Coppola, Joe Walker, Gemma Jackson, Ed Lachman, Tom Stern, Finola Dwyer, Irvine Welsh, Allan Starski, Eugenio Caballero, Angela Allen, Iain Smith e Noomi Rapace.

O cinema português tem um lugar de destaque no FEST, com mais de 22 filmes a competir pelo Grande Prémio Nacional. Entre os títulos em competição encontram-se promessas como "Golden Shower” de Stella Carneiro, "O primeiro passo” de Baltazar Mello e "Latitude Fénix” de Welket Bungué, ao lado de obras já aclamadas como "Memórias de uma Casa Vazia” de Bruno Carnide e "Cura” de Francisca Dores. Uma seleção que reflete a diversidade e pujança do cinema português contemporâneo, e que ainda irá ter mais revelações nas próximas semanas.

Mais uma vez estarão também presentes profissionais das mais diversas áreas da indústria cinematográfica como oradores de masterclasses, workshops e outras atividades de networking já características. Para celebrar as duas décadas de FEST, a organização do festival confirmou já algumas presenças, numa lista que vai contar com muitos mais nomes.

O conceituado editor Yorgos Lamprinos, conhecido pelo seu trabalho em "O Pai” (nomeado para o Óscar pelo filme) e "Custódia Partilhada” ou na série "Constelação”, o aclamado realizador Sami Arpa, reconhecido pelo trabalho experimental e inovador em "The Escape” e "The Patterns”, um realizador com um trabalho que combina cinema, arte e tecnologia, irão abrilhantar o nosso festival com a sua presença. Destaca-se ainda a portuguesa Jo Monteiro, diretora de casting da primeira produção portuguesa para a Netflix – "Glória” (2021), que volta ao FEST para um workshop especial na área do casting na indústria audiovisual.

Pete Travis, realizador de "Omagh – Cicatrizes da Paz”, que ganhou BAFTA para filme dramático, "Ponto de Mira” (2008) ou "Endgame” (2009) traz a Espinho o seu ponto de vista do cinema, temas como a redenção que tanto gosta de abordar, as questões morais que desafiam o público a pensar. Destaque ainda para Scandar Copti, um realizador palestiniano de 44 anos, um dos nomes de referência da indústria do cinema e deu vida à sua primeira longa-metragem, "Ajami”, em 2009. Copti contrata não atores para desempenhar papéis de protagonismo nos filmes e, ao fazer isso, o consegue capturar a realidade e as reações naturais com mais eficácia.

Para além das competições oficiais, o FEST conta com um programa extenso e diversificado, que inclui sessões especiais com filmes de todo o mundo; conferências, workshops e masterclasses com cineastas de renome; showcases de música com uma identidade cinematográfica; apresentação de projetos em desenvolvimento; e sessões de cinema para o público mais jovem.

Lista de filmes do Grande Prémio Nacional de 2024:

"Golden Shower” – Stella Carneiro
"O primeiro passo” – Baltazar Mello
"Latitude Fénix” – Welket Bungué
"Unicorn Hunting” – Miguel Afonso
"Memórias de uma Casa Vazia” – Bruno Carnide
"Cura” – Francisca Dores
"Um Beijinho” – Emília Veloso
"Carne Viva” – Eduarda Palmeira
"Solda” – Dinis Leal Machado
"Ostra Negra” – João Carlos Pinto
"O Fecho de uma refinaria” – Vasco Monteiro
"Ensaio da Loucura” – Victor Hugooli
"Seu Nome Era Gisberta” – Sérgio Galvão Roxo
"Antes do Nascer da Lua” – Mário Patrocínio
"O Pomar” – Ana Manana & Joana Lourenço
"00:00 MEIA-NOITE "– Ana Luís Quintão e Filipa Pereira Pinto
"Mónica e os Ovos de Chocolate” – João Ferreira
"Paralisia” – Inês Monteiro
"Âncora” – Helder Faria
"Filhas da Pátria” – Catarina Almeida
"Adeus” – Ruben Sevivas
"Clotilde” – Maria João Lourenço

Para mais informações, visite o site oficial do FEST.

in: https://www.cinema7arte.com/