Simpósio “Olhares Sobre a Animação Portuguesa”

Simpósio “Olhares Sobre a Animação Portuguesa”

Cinema
13 Nov 2021 14:00 Centro Multimeios de Espinho 14h — 16h
Este simpósio visa o (re)conhecimento e o (re)posicionamento do cinema de animação no universo multidisciplinar contemporâneo, como expressão artística de elevada riqueza multidimensional que poderá, e deverá, ser abordada e interpretada por outros olhares que não apenas os que, com ela trabalham mais diretamente.

Assim, nesta primeira edição, o diretor artístico do CINANIMA, Pedro Serrazina convida à análise três curtas-metragens dos multipremiados realizadores, Vasco Sá e David Doutel do estúdio BAP (Bando à Parte — Animation Studio) num painel composto por:

  • Paulo Viveiros: Professor associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde é diretor do mestrado em Artes da Animação e da licenciatura em Animação Digital. É membro fundador do Re:Anima, um mestrado internacional de cinema de animação lecionado em conjunto entre a Universidade Lusófona (Lisboa), Luca School of Arts (Genk) e Aalto University (Helsinquia). É o autor do dossier pedagógico do Plano Nacional do Cinema "Trilogia da Infância” sobre os filmes de Regina Pessoa.
  • Luísa Veloso: Socióloga. Professora no ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa e investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia da mesma instituição. Tem desenvolvido pesquisa nos domínios do trabalho, das profissões e da economia. Colabora com instituições diversas da esfera artística, tais como a Cinemateca Portuguesa, a Fundação de Serralves ou o Alkantara. Tem várias publicações, de entre as quais o livro, O trabalho no ecrã: memórias e identidades sociais através do cinema, em parceria com Frédéric Vidal, publicado em 2016, pelas Edições 70.
  • Magda Cordas: É professora adjunta no Departamento de Artes, Design e Animação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre, no qual é subcoordenadora da Licenciatura em Design de Animação e Multimédia. Possui Doutoramento em Design pela Universidade de Aveiro com a tese "Da ilustração tridimensional ao plano da página no álbum para a infância em Portugal”. No âmbito da sua trajetória profissional tem assumido funções de oradora/formadora convidada em cursos, ações de formação e workshops em várias instituições e eventos culturais nacionais e internacionais, e participado em diversas exposições e projetos artísticos e científicos.
  • Mihaela Mihailova: É professora assistente na Escola de Cinema da Universidade do Estado de São Francisco e a editora de Coraline: A Closer Look at Studio LAIKA’s Stop-Motion Witchcraft (Bloomsbury, 2021). Publicou em The International Journal of Research into New Media Technologies, Feminist Media Studies, animation: an interdisciplinary journal, Studies in Russian and Soviet Cinema, Flow, and Kino Kultura. Contribuiu também com capítulos para Animating Film Theory (com John MacKay), Animated Landscapes: History, Form, and Function, The Animation Studies Reader, e Drawn from Life: Issues and Themes in Animated Documentary Cinema. A Drª. Mihailova é co-editora de Estudos de Animação (https://journal.animationstudies.org/) e desempenha atualmente as funções de Secretária da Sociedade de Estudos de Animação.
Do Simpósio advirá a edição de uma publicação científica anual, pretendendo-se, num segundo momento deste projeto, a sua itinerância para descentralização cultural e territorial.

O Simpósio decorrerá em formato presencial, com transmissão online.

Curtas-metragens para análise/interpretação:
  • AGOURO // Augur (2018)
  • FULIGEM // Soot (2014)
  • O SAPATEIRO // The Shoemaker (2011)