Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva

Visita Guiada
Biblioteca Municipal josé marmelo e silva
Biblioteca Municipal josé marmelo e silva
Biblioteca Municipal josé marmelo e silva
Biblioteca Municipal josé marmelo e silva
Av. 24 | Parque João de Deus | Apartado 700 4500-358 Espinho 41°00'27.8"N 8°38'17.6"W

Descrição

O Município de Espinho, através de um contrato-programa com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), construiu um edifício de raiz projetado pelo arquiteto Rui Lacerda onde veio a instalar a Biblioteca Municipal.

Integrada na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), a Biblioteca Municipal está situada em pleno Parque João de Deus, tendo aberto ao público em 7 de maio de 2011 em homenagem ao escritor e professor José Marmelo e Silva. Justamente no dia do centenário do seu nascimento, a Biblioteca Municipal de Espinho tomou a designação de Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.

Este novo espaço tem promovido e acolhido uma grande diversidade de iniciativas culturais que pretendem chegar a todos os públicos de diferentes faixas etárias.

Focada igualmente na prestação de um serviço de excelência ao nível do atendimento e da recuperação e disseminação da informação, trabalha para a elaboração de um catálogo que espelhe as suas coleções através de um tratamento técnico uniformizado da informação.

Encontra-se reconhecida e integrada na Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO (CNU).

Características

Todos os serviços prosseguidos pela Biblioteca e pela Rede de Bibliotecas de Espinho são orientados pelos princípios consagrados no Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.

A atividade e os serviços da Biblioteca e da Rede de Bibliotecas de Espinho são, ainda, orientados pelos seguintes objetivos:

  • Proporcionar à população em geral o empréstimo de periódicos, de livros, de documentos audiovisuais, da consulta local e de outro tipo de documentos, dando resposta às necessidades de informação, de cultura e de educação;
  • Fomentar o gosto pela leitura e promover a literacia, favorecendo o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais;
  • Valorizar e divulgar o património e a memória coletiva do concelho de Espinho;
  • Proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate e a crítica, tendo em vista o exercício da cidadania e dos direitos democráticos, exercendo um papel ativo na sociedade, nomeadamente através de atividades culturais da Biblioteca;
  • Orientar os serviços prestados e os conteúdos informativos conforme as necessidades dos utilizadores.

Contactos

  Horário:
De 2.ª a 6.ª feira: das 9h00 às 18h00.
Sábado: das 10h00 às 17h30.
Encerra aos domingos e feriados.
  +351 227 335 869