Dicas Úteis
Custos e Moedas
Moeda: € (Euro)
Câmbios: efetuados em bancos. A cidade de Espinho possui uma vasta rede de instituições bancárias, com caixas de multibanco disponíveis no interior e exterior do banco.
Reembolso do IVA: os visitantes residentes em países que não pertençam à União Europeia podem obter o reembolso do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) sobre as compras efetuadas e transportadas na sua bagagem pessoal. Apenas os particulares podem ter acesso a este reembolso.
Quando efetua as suas compras deve pedir uma declaração na loja, onde é descriminado o valor pago, os bens adquiridos e o montante que poderá ser reembolsado. O reembolso pode ser obtido em dinheiro nos principais Aeroportos europeus ou centros das principais cidades europeias, ou via cartão de crédito, ou cheque internacional, desde que as mercadorias sejam mostradas previamente na alfândega.
Espinho Acessível
Os equipamentos da cidade com instalações adequadas a pessoas com dificuldades físicas, auditivas e visuais estão devidamente assinalados neste Portal.
Formalidades de Entrada e Saída
Passaportes e vistos: os cidadãos da União Europeia, Andorra, Islândia, Liechtenstein, Malta, Noruega e Suíça necessitam apenas do bilhete de identidade para entrar em Portugal. Se forem menores de idade, além do bilhete de identidade, deverão apresentar também uma autorização dos pais para viajar.
Para estadias com uma duração que não ultrapasse os 90 dias o passaporte válido por um período superior a três meses após o final da estadia é necessário aos visitantes provenientes de Antigua e Barbuda, Argentina, Austrália, Bahamas, Barbados, Bermudas, Bolívia, Brasil, Brunei, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Israel, Japão, Macedónia, Malásia, Maurícias, México, Mónaco, Montenegro, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, São Cristovão e Nevis, São Marino, Sérvia, Seychelles, Singapura, Uruguai, Vaticano, Venezuela e Regiões Administrativas especiais da república Popular da China em Hong Kong e Macau.
Os cidadãos provenientes de Estados não mencionados anteriormente, necessitam de visto para entrar em Portugal, que poderá ser solicitado ao Consulado ou Embaixada de Portugal no respetivo país, para estadias até um limite de 90 dias.
Nos termos da Convenção de Aplicação dos Acordos de Schengen, os passageiros com origem ou destino num outro estado Schengen, entendido como voo interno, não necessitam de novo visto.
Informação Prática
Indicativo telefónico: Portugal + 351, Porto 22. Para telefonar de Portugal para o estrangeiro, marque 00, seguido do código do país, do código da cidade e do número pretendido.
Telecomunicações: ligações telefónicas acessíveis a partir de cabines telefónicas públicas, com pagamento por moedas ou cartão de telefone à venda nas estações de correio, em quiosques e outros locais assinalados.
Feriado Municipal: 16 de junho
Contactos telefónicos essenciais:
- Serviço de emergência: 112
- PSP Espinho +351 227 340 038
- União de Táxis Lda: +351 227 348 017
- Loja de Turismo: + 351 227 321 089
Horários:
- Bancos: 2.ª a 6.ª – 08h30 às 15h00 (fechados ao fim de semana).
- Comércio Local: 2.ª a 6.ª – 09h00/10h00 às 19h00 | Algumas lojas abrem ao fim de semana.
- Farmácias: Consultar farmácias de Serviço
Livro de Reclamações: Todos os fornecedores de bens e prestadores de serviços estão obrigados a deter Livro de Reclamações e a facultá-lo aos utentes sempre que solicitado. Quando o livro de reclamações não for imediatamente facultado ao utente, este pode requerer a presença da autoridade policial para resolver essa dificuldade.
A reclamação é formulada através do preenchimento da folha de reclamação (Livro de Reclamações), na qual o cliente descreve de forma clara e completa os factos que a motivam e insere os elementos relativos à sua identificação.
Após o preenchimento da folha de reclamação, o fornecedor do bem/ prestador de serviços tem a obrigação de a remeter à entidade de controlo de mercado competente ou à entidade reguladora do sector, no prazo de cinco dias úteis e de entregar o duplicado da reclamação ao utente, conservando no seu poder, o triplicado, que faz parte integrante do livro de reclamações e dele não pode ser retirado.
Pode também remeter o duplicado da folha de reclamação à entidade de controlo de mercado competente ou à entidade reguladora do sector, indicada no letreiro respetivo afixado no estabelecimento.
Deslocar-se em Espinho
A malha ortogonal característica da cidade, permite a fácil e autónoma circulação a pé. Com ruas numeradas torna-se fácil para o visitante localizar-se no momento, sendo as ruas pares paralelas ao mar e as ímpares perpendiculares ao mar.
Táxi
Funcionam 24h/dia e estão disponíveis na Rua 19, junto ao Largo da Câmara e na Avenida 8 junto ao casino de Espinho, devidamente sinalizados e podem ser solicitados por telefone.
Todos os táxis têm taxímetro, que apresenta a verba final a ser paga, sendo obrigatória a emissão do recibo do serviço prestado.
A informação das tarifas praticadas encontra-se afixada nos vidros da porta traseira, do lado esquerdo do veículo.
Rent-a-Car
Para o efeito é habitualmente exigido: carta de condução, Bilhete de Identidade/cartão de cidadão ou passaporte e cartão de crédito.
Bicicleta:
A rede de ciclovias de Espinho abrange vários pontos da região, sendo uma boa alternativa para conhecer a mesma. Espinho tem um terreno plano, o que faz com que a utilização de bicicleta seja fácil e segura. A cidade tem serviços de aluguer de bicicletas, como é o caso da "HotBike", localizada na rua 23, n.º 450.