Porquê Espinho?

Porquê Espinho?

Espinho é uma cidade moderna, que acolhe milhares de visitantes nacionais e estrangeiros ao longo do ano. A apenas 30 minutos, de automóvel, do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a meia hora do grande Porto de Leixões e a 15 minutos da Marina do Freixo. Os comboios são outra possível escolha, já que Espinho se situa na espinha dorsal da grande linha férrea Lisboa-Porto.

Com 8 km de praias, várias distinguidas com Bandeira Azul. O imenso mar que envolve os extensos areais, é recortado por esporões que o tornam manso em zonas propícias a banhos, mas também exibe uma ondulação adequada à prática de desportos aquáticos, tais como o surf ou o bodyboard. Assim, o sossego de uma praia isolada contrapõe-se à ação de outra, onde, inclusive, se pode assistir a um disputado jogo de voleibol de praia ou conviver num animado bar.

Uma vez em Espinho, aproveite e dê um passeio à beira-mar pela Ecovia do Litoral. O trajeto continua, a norte de Espinho, culminando na zona ribeirinha e histórica de Vila Nova de Gaia e do Porto e, a sul, termina numa zona de proteção ambiental - a Lagoa de Paramos -, visualmente muito atrativa nos aspetos de biodiversidade e paisagísticos, onde a observação de aves (birdwatching) é um motivo de atração.

Visite o nosso Museu, instalado numa antiga fábrica conserveira e, se tiver oportunidade, assista a um espetáculo no Casino ou a um concerto na Academia de Música. Envolva-se numa verdadeira experiência imersiva no Planetário e pode, ainda, visitar as Galerias de Exposição do Concelho.

Os aficionados do golfe têm à sua disposição um campo de renome, o mais antigo da Península Ibérica, com mais de um século de existência. Um centro de talassoterapia e uma piscina com água do mar são também opções. Se preferir uma experiência mais relaxante, opte por um passeio a cavalo à beira-mar.

A famosa Feira de Espinho representa um grande cartaz turístico, pela variedade de produtos à venda e transação direta entre o produtor e o consumidor. Realiza-se todas as segundas-feiras, sendo hoje uma das maiores feiras semanais do país.

No âmbito cultural, várias atividades realizadas ao longo do ano são motivo de atração, destacando-se alguns festivais: o CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, o FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, o Festival Internacional de Música de Espinho (FIME), o Mar-Marionetas - Festival Internacional de Marionetas de Espinho e o Festival OITO24 (Artes Performativas). Destaque, ainda, para o Encontro Internacional de Estátuas Vivas e para os diferentes eventos desportivos, entre outros.

A Praia dos Pescadores é o ponto de partida para uma viagem gastronómica integralmente cultural, onde o trabalho da Arte Xávega, o apregoar das nossas vareiras e as tradições de pesca artesanal são praticados junto ao mar. Um pouco mais adiante, encontrará um simpático restaurante. Aceite a nossa sugestão e desfrute de bons momentos à mesa com os nossos sabores do mar!

Muito mais haveria a dizer sobre Espinho - alegre cidade cortada por largas ruas em quadrados simétricos - mas, acima de quanto possa imaginar, creia que lhe será mais proveitoso seguir este conselho: visite esta Cidade aprazível para julgar!