- Home
- O que Fazer
- Cultura & Património
- Igreja Matriz de Espinho
Igreja Matriz de Espinho
Visita Guiada
Rua 18 | 4500-266 Espinho
41°00'20.4"N 8°38'24.6"W
Descrição
Dedicada a Nossa Senhora da Ajuda, o seu projeto dos últimos anos da década de 20 do século XX deve-se ao arquiteto Adães Bermudes. Segue o tipo neo-românico da segunda metade de Oitocentos que se prolongou em Portugal. É um templo de vastas dimensões, apresentando grande unidade de estilo.
No exterior, destaca-se de entre os elementos neo-românicos uma larga e decorativa torre que confere uma certa imponência ao conjunto. O interior dispõe-se numa só nave antecedida de um átrio. A capela-mor, de forma retangular, é envolvida pelas sacristias.
De considerar, pelo seu valor artístico, o Cristo Crucificado de madeira policroma, obra notável do escultor António Teixeira Lopes. Serve-lhe de fundo uma tela, representando as almas do purgatório, assinada por Joaquim Lopes.
As imagens exteriores são em granito e foram esculpidas por António Cardoso.
As imagens cimeiras frontais representam, à esquerda a Fé e à direita a Esperança.
A Igreja Matriz possui duas imagens de Nossa Senhora da Ajuda, Santa Padroeira. A maior encontra-se no terceiro retábulo do lado do Evangelho e está ladeada pelo Menino Jesus à esquerda e pela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro à direita. Na capela-mor existe também uma pequena imagem da Padroeira sobre o trono Eucarístico.
Iconograficamente, a Santa está representada por uma mulher de cabelos castanhos compridos com véu branco transparente e uma coroa sobre a cabeça. Veste uma túnica cor-de-rosa e ostenta um manto azul sobre o ombro esquerdo. Os pés estão calçados com umas sandálias e pousam sobre uma nuvem branca que se encontra num barco que se está a afundar. Na mão esquerda segura o Menino Jesus e, na direita, a ponta de uma corda que lança ao barco.
Nossa Senhora da Ajuda é um dos muitos títulos que estão atribuídos à Virgem Maria. A lenda nasceu quando dois galegos sofreram um naufrágio e após estarem a salvo decidiram construir uma capela em honra daquela.
O culto terá aparecido e será concomitante com a localidade de Espinho, remetendo-nos para uma capela posterior à construída pelos galegos, a qual foi destruída pelo mar. A imagem da Santa Padroeira foi trasladada e encontra-se atualmente na capela de Santa Maria Maior, vulgo Capela de Nossa Senhora da Ajuda. A procissão realiza-se anualmente no terceiro domingo de setembro.
Características
- Celebrações Eucarísticas:
Horário:
Inverno - Aos domingos: 10h30, 12h00, 19h00.
Verão - Aos domingos: 11h00, 19h00.
Vespertinas - 19h00.
Semanal - De terça-feira a sexta-feira: 19h00.
Contactos
Paróquia de Espinho (Nossa Senhora da Ajuda)
Vigararia de Espinho - Ovar - Região Pastoral Sul
Rua 29, n.º 530 | 4500-297 Espinho
+351 227 322 997 - Padre Artur Manuel Monteiro Pinto